Começar a busca pelo imóvel ideal para alugar é um passo superempolgante! Entretanto é fundamental estar com os pés no chão para não acabar esquecendo detalhes importantes nessa hora. O corretor vai ser o seu melhor amigo, e ninguém melhor do que ele para esclarecer todas as suas dúvidas em relação ao imóvel antes de assinar um contrato. Mesmo que você se encante por um imóvel logo na hora da visita, é preciso estar ciente de todos os detalhes para não se ter nenhuma surpresa indesejada.

A Verti Imóveis separou aqui algumas informações para preparar você melhor para esse processo. Neste post, saiba o que perguntar antes de assinar o contrato de aluguel de um imóvel!

Qual a idade do imóvel?

Se você está de olho em um imóvel mais antigo, é preciso dar mais atenção a detalhes nas estruturas. Quanto mais velhos forem pisos, azulejos e instalações hidráulicas, maior a chance de precisarem de reparos. Fique de olho também nas paredes e no teto para que, em caso de rachaduras, você possa sinalizar ao corretor e repassar isso para o dono do imóvel.

O imóvel passará por reformas?

Converse com o corretor sobre a necessidade de reformas do local. Caso precise, o dono atual do imóvel arcará com as despesas? Também é preciso estar atento ao prazo da obra — assim, se você quiser se mudar logo, pode procurar outra oportunidade que já esteja pronta para sua mudança.

Qual o valor do condomínio e o que ele engloba?

É de responsabilidade do locatário pagar apenas as despesas ordinárias do condomínio. Sendo assim, é importante observar o que engloba o valor do cota condominial: se a água e gás são individualizados, etc. Sempre se informe! Além disso, a taxa condominial pode variar de acordo com a infraestrutura do imóvel. É bom estar ciente de tudo o que compõe tarifa, pois ela pode ser composta por diferentes elementos.

Quais outras taxas terei que pagar?

IPTU, outros impostos e despesas: tudo isso tem um custo e você precisa estar a par da situação. Pergunte ao corretor quem irá se responsabilizar pelas taxas e quais são elas. Assim, você consegue ter uma noção melhor de qual será o comprometimento da sua renda com o aluguel.

Qual a posição solar do imóvel?

Saber a posição solar do imóvel no qual você está interessado é bem importante. Ela vai garantir o conforto térmico e pode gerar menos gastos devido a incidência de luz natural. Mas é claro, essa questão pode variar muito de acordo com a sua preferência!

Como é o bairro no qual o imóvel está inserido?

A região na qual o imóvel desejado está localizado terá um papel importantíssimo no seu dia a dia. Caso você não conheça o local, pergunte sobre as conveniências que ele oferece — como mercados, farmácias, padarias, hospitais e soluções de transporte público. Pesquise também sobre a segurança do bairro e tente conhecer um pouquinho mais sobre ele antes da mudança.

Se as respostas dessas perguntas forem satisfatórias, você estará pronto para assinar o contrato! Caso você esteja procurando por um imóvel, pode contar com os corretores da Verti! Faremos de tudo para esclarecer todas as suas dúvidas e ajudá-lo a encontrar o imóvel que melhor se encaixa às suas necessidades. Que tal falar com a gente!?