Não é de hoje que as fraudes imobiliárias existem e tornam a nossa vida mais complicada na hora de lidar com locações. E, com as novas tecnologias e redes sociais, ficamos sabendo de cada vez mais pessoas que já foram enganadas em situações com essa. Nesse tipo de golpe, o prejudicado pode ser o locador, o locatário e, por vezes, até mesmo as imobiliárias.

Quem deseja colocar seu imóvel no mercado e encontrar um bom locatário precisa estar atento aos golpes, que vão da clonagem de documentos de fiadores ao falso corretor. A cada três profissionais, um não tem habilitação para exercer a profissão, segundo levantamento do Sindicato dos Corretores de Imóveis no Estado de SP (Sciesp). Quem se passa por corretor, mas não conta com registro no CRECI, está cometendo um crime!

Segundo o decreto – lei nº 3.688/41, a pena pode variar de 15 dias a 3 meses de prisão para a pessoa que exercer a profissão ou atividade econômica, bem como aquele que anuncia que a exerce, sem preencher as condições estabelecidas legalmente.

Quer saber como garantir a segurança de suas transações imobiliárias? A Verti Imóveis dá algumas dicas para não ser vítima de fraudes na hora de colocar o seu imóvel para alugar.

 

DICA 1: cheque o registro do corretor

Ao realizar qualquer transação de aluguel de imóveis, esteja assessorado por um corretor de imóveis devidamente registrado no CRECI. Para consultar se o vendedor é mesmo um corretor de imóveis, basta acessar o site do CRECI da sua região e digitar o nome do profissional. Se ele estiver ativo, aparecerá seu nome e seu número do CRECI, o que significa que se trata mesmo de um corretor de imóveis credenciado.

 

DICA 2: de olho em tudo

Só entregue seu imóvel para corretores devidamente registrados — como explicamos na primeira dica, é bem fácil conferir. Nesse momento, é necessário ficar atento a todos os detalhes: verifique em quais sites seu imóvel está sendo anunciado, pois um falso corretor pode ter feito um anúncio falso. Além disso, procure um especialista para analisar todas as documentações.

 

DICA 3: procure uma imobiliária confiável

O golpe do falso corretor é um dos mais comuns e pode afetar o proprietário de diversas formas – mas ele não é o único. Documentações clonadas e falsos fiadores podem comprometer (e muito!) o aluguel do seu imóvel. Por isso, dê preferência às imobiliárias. Procure uma empresa devidamente registrada e com boa reputação. Visite o site da imobiliária e procure por referências em sites de avaliações e reclamações, observando a opinião de quem já utilizou seus serviços.

 

DICA 4: denuncie!

Percebeu algo errado, não encontrou o registro do corretor no CRECI ou está se sentindo ameaçado? Ligue para a polícia e denuncie! Evite que outras pessoas caiam nesse golpe!

 

Esteja atento e não se apresse nesse momento. Faça pesquisas e não tome decisões precipitadas – você pode sofrer com golpes ou com a inadimplência! Em caso de dúvidas, você pode sempre contar com a gente! Na Verti Imóveis, somos experientes e contamos com corretores certificados e qualificados. Nossos serviços de gestão patrimonial são completos. O seu imóvel estará seguro nas nossas mãos!