Acesso Cliente Verti

:(

Versões antigas e desatualizadas de navegadores têm problemas de segurança e não acompanham os novos padrões da web. Ao acessar com seu navegador desatualizado, alguns recursos do site não terão funcionalidade.

Por favor, atualize seu navegador.

A garagem é o pivô de muitas das crises nos condomínios, especialmente no caso das vagas não demarcadas ou com o número inferior ao da quantidade de veículos do condomínio. É um espaço valioso e bastante concorrido por condôminos principalmente em áreas urbanas, sendo assim, as vagas de garagens são um dos pontos sensíveis na convivência em condomínios.

Apesar de as vagas de garagem serem também suscetíveis as regras de uso e disciplina dos condomínios, muitos motoristas dirigem em alta velocidade, buzinam sem necessidade, ocupam parte da vaga do vizinho, utilizam a vaga como depósito e muitas outras maneiras em desacordo. 

Enumeramos situações das mais comuns envolvendo o mau uso da garagem, onde ações simples podem evitar aborrecimentos.

1 – Ao estacionar, não ultrapasse as demarcações da vaga e centralize o veículo. Jamais pare o carro na vaga que não seja a da sua unidade, mesmo que por breves minutos. Ao impedir a circulação na garagem gera atrasos em compromissos aos moradores, dificulta a saída em caso de um socorro de morador doente ou acidentado. Ainda um veículo estacionado na vaga de outro provoca um efeito de moradores estacionando em vagas de outros.

2 – Não use a sua vaga como depósito de móveis, entulhos, entre outros. Materiais como papel, madeira e outros acabam se tornando abrigo e comida de insetos e roedores. Dificultam o acesso a vagas e manobras, além de expor crianças a objetos potencialmente perigosos.

3 – Evite adquirir um veículo maior que a sua vaga, tenha um carro compatível com o tamanho da vaga. Carro maior, dificulta o acesso às vagas dos vizinhos, manobras e a ocupação de uma área maior da que o morador tem direito.

4 – Carro e moto ou bicicleta na mesma vaga não dá. Respeite as regras do condomínio no que diz respeito à guarda de bicicletas e estacionamento de motos para não dificultar as manobras e acesso às vagas vizinhas. Regra geral são permitidos apenas uma bicicleta ou moto, ou carro por vaga. Se não for o caso de um residencial com normas sobre a ocupação de vagas maiores e mais espaçosas.

5 – Não buzine para abrir o portão. Buzinar na entrada da garagem, principalmente pela noite, incomoda os condôminos dos andares mais baixos e pode criar problema com os moradores no entorno.

O bom senso deve ser seguido em situações não previstas por regime interno, evitando gerar conseqüências maiores.

1 – Ao bater ou raspar em algum veículo em vagas, comunique o fato ao proprietário do veículo ou funcionário da área responsável.

2 – Tenha em mente que um veículo que não cumpre os prazos de revisões e não está em dia com a sua manutenção, pode apresentar vazamentos de fluidos.

3 – Fique atento e respeite os limites de velocidade máxima, acenda os faróis e redobre a atenção.

4 – Mantenha sempre a vaga limpa.

5 – Respeite e siga as normas de conduta, infrações e crimes do Código de Trânsito Brasileiro quando ao volante.

Tenha em mente que quando previsto em estatuto ou regimento interno do condomínio, a aplicação de multa e advertência podem e devem ser aplicadas, prevenindo que a má prática aconteça. Mas antes de tudo considere que o bom senso é o principal motivo para um convívio sem atritos.

Leave a Reply