Sustentabilidade: Como o condomínio pode adotar esta ideia

Mais que um simples modismo o tema, sustentabilidade cada vez mais vem envolvendo e interessando as pessoas na sociedade.

Ideias básicas como evitar o desperdício de água, descarte do óleo de cozinha e coleta seletiva de lixo, são fáceis de serem adotadas e sem gerar ônus ao condomínio, pelo contrário ajuda a poupar.

Aqui mostraremos algumas ações que irão colaborar para gerar benefícios ambientais ao condomínio e aos condôminos, afinal quem se preocupa com a sustentabilidade garante um futuro as novas gerações, com uma menor deterioração do nosso planeta.


1° Evite desperdícios

Evite o desperdício com o controle hidráulico de hidrômetros individuais mantendo uma inspeção constante no condomínio para identificar quaisquer alterações no interior dos imóveis ou em áreas comuns. Monitore também o reservatório de água e piscinas para evitar vazamentos ou problemas de impermeabilização.

2° Separe o lixo
A coleta seletiva de lixo, principalmente em condomínios e centros habitacionais, deve ser uma norma e não uma exceção. Oriente os moradores a separarem o lixo reciclável, lavando as embalagens e acondicionando os diferentes resíduos por sua classificação. Ainda é possível explorar um retorno financeiro, estabelecendo parcerias com cooperativas especializada em reciclagem para recolhimento e tratamento do lixo.

3° Recolha o óleo de cozinha
O óleo de cozinha é um dos principais vilões do meio ambiente quando não descartado de forma correta. Oriente os moradores a armazenarem o óleo utilizado em garrafas PET e estabeleça parceria com uma empresa que faça o recolhimento e tratamento destes resíduos ou entregue-as em pontos de coleta.

4° Modernize a estrutura
Elevadores devem passar por uma modernização de estrutura de forma a garantir a segurança com a troca de componentes desgastados, o que garante ao condomínio uma economia de energia elétrica, que pode chegar a 40%, e consequentemente colaborando para a sustentabilidade.

5° Troque as lâmpadas
Troque as lâmpadas convencionais por lâmpadas LED, além de benefícios ao meio ambiente traz muita economia ao condomínio.

6° Tenha sensor de presença
Instale sensores de presença em corredores, garagens e elevadores isso evitará que as luzes fiquem acesas 24 horas.

7° Adote novas tecnologias
Por fim, considere modernizar as instalações hidráulicas e elétricas isso significa que as manutenções poderão ser feitas de forma automatizada e com menor frequência, adote também novas tecnologias de geração de energia como os painéis fotovoltaicos.

Com essas sugestões o meio ambiente agradece, o condomínio economiza e todos lucram com novas atitudes e procedimentos sustentáveis.

Certificado Digital: Seu condomínio já tem?

O que é o Certificado Digital?

Com a internet, tudo ficou mais fácil — inclusive a rotina de tarefas e requisições do condomínio. No eSocial, você concentra todos os dados dos seus funcionários e transmite ao governo federal, podendo organizar tudo de forma mais prática. Mas, para isso, você precisa de um Certificado Digital. O seu condomínio já tem?

Neste post, a Verti Condomínios conta tudo o que você deve saber sobre ele, que é indispensável para realizar ações administrativas virtualmente. Confira! Obrigatório desde junho de 2013, o Certificado Digital é um documento usado por empresas, condomínios e pessoas físicas para comprovar ações realizadas na internet. É como se fosse uma carteira de identidade virtual! A verdade é que nem todos os síndicos sabem sobre a obrigatoriedade desse documento, e é possível que muitos condomínios ainda não o tenham.

O Certificado Digital vem para garantir a autenticidade de operações realizadas on-line. Um exemplo de uso comum do documento é a emissão da nota fiscal eletrônica. Para os condomínios ele é ainda mais importante, pois só é possível enviar os dados previdenciários dos funcionários do condomínio ao governo com o certificado, através do canal Conectividade Social — isso inclui informações sobre o FGTS, INSS, RAIS e demais obrigações trabalhistas.

Como fazer seu Certificado

 

  1. Escolha uma das Autoridades Certificadoras da ICP-Brasil (Infraestrutura de Chaves Públicas), setor responsável por emitir a certificação no Brasil;
  2. Solicite na Autoridade Certificadora (AR) o certificado digital de pessoa jurídica, que pode ser do tipo A1 (armazenado no computador) ou A3 (armazenado em cartão ou token criptográfico);
  3. Agende um dia e horário para comparecer à Autoridade de Registro e validar os dados preenchidos na solicitação. Na data, você deverá levar alguns documentos obrigatórios* e passará pelo cadastro de biometria;
  4. Depois da verificação dos documentos e confirmação da identidade do síndico na AR, o certificado estará pronto e disponível para uso.

*Os documentos obrigatórios são:

  • Instituição do condomínio (disponível no cartório de imóveis);
  • Especificação do condomínio (documento feito quando a construtora projeta o condomínio);
  • Convenção do condomínio;
  • Cartão de CNPJ do condomínio;
  • Ata de eleição do síndico;
  • RG e CPF do síndico (ou CNH)
  • Comprovante de residência do síndico.

 

Caso você ainda não tenha o certificado

 

  1. Corra e regularize sua situação o mais rápido possível! Sem a certificação, o condomínio fica suscetível a processos trabalhistas e multas do Ministério do Trabalho.
  2. É importante estar atento à validade do documento, que precisa ser renovado com certa periodicidade, dependendo do tipo de condomínio em questão. Ficou com dúvidas? Converse conosco — na Verti Condomínios, podemos ajudá-lo a regularizar sua situação e organizar os assuntos do seu condomínio!

 

PROAD: Entenda a importância da certificação para Administradoras de Condomínios

Encontrar uma boa administradora para seu condomínio pode ser uma tarefa um pouco complicada — afinal, como saber se a escolhida vai fazer um bom trabalho em todos os campos necessários? É para isso que as certificações de qualidade existem. O selo do Programa de Autorregulamentação da Administração de Condomínios (PROAD) é um dos principais, e seu foco é analisar e certificar administradoras com boa conduta e profissionalismo impecável.

Verti Condomínios tem orgulho de contar com uma certificação de peso como essa! Quer saber mais sobre o que o PROAD avalia? Leia nosso post e entenda a importância da certificação para Administradoras de Condomínios!

Indicação de qualificação

O Selo do PROAD certifica que a empresa é comprometida com a qualificação constante dos seus colaboradores, com foco na qualidade de seus serviços e na entrega do melhor para seus clientes. Isso ainda indica que toda a equipe, tanto interna quanto de prestadores de serviços, buscam constante aprimoramento técnico e profissional!

O melhor custo-benefício

O Selo do PROAD certifica que a empresa é comprometida com a qualificação constante dos seus colaboradores, com foco na qualidade de seus serviços e na entrega do melhor para seus clientes. Isso ainda indica que toda a equipe, tanto interna quanto de prestadores de serviços, buscam constante aprimoramento técnico e profissional!

O melhor custo-benefício

O selo garante que a empresa contratada para cuidar do seu condomínio conta com um serviço compatível com a remuneração paga. É certeza de eficiência e de preços praticados pelo mercado!

Melhores tecnologias e soluções de atendimento

Sistemas de alta performance, canais de atendimento, facilities e central de apoio: essas são algumas das ações que dão respaldo aos condomínios e garantem soluções ágeis de qualquer problema que aparecer. O Selo do PROAD certifica que a empresa tem ferramentas com as melhores e mais modernas tecnologias, o que aumenta a responsividade!

Confiança em primeiro lugar

O Selo do PROAD tem as principais entidades do mercado imobiliário paulista como garantia: AABIC e SECOVI-SP. Ele indica que a empresa é confiável, não apenas em seus processos como também no dia a dia, no trato com seus clientes e nas rápidas soluções de qualquer problema.

Na Verti Condomínios, exibimos o selo como uma mostra de nossa dedicação aos melhores resultados — tanto para nossa empresa quanto para o seu condomínio. Que tal conversar conosco e saber mais sobre nossos serviços?