Atribuições da administradora de condomínios: quais serviços são de sua responsabilidade?

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Administradoras de condomínio são empresas especializadas na gestão de condomínios. Contam com mão de obra qualificada e exercem atividades em diversos setores. Neste artigo, conheça as principais atribuições da administradora de condomínios.

 

Administrar bem um condomínio envolve atividades em diversos setores, como jurídico, contábil e de recursos humanos. Por essa razão, vários condomínios optam por contratar uma empresa especializada, que possui em seu quadro de colaboradores profissionais dessas áreas.

A empresa atua ajudando o síndico na resolução de diversas questões, mas também possui suas próprias incumbências.

Nas atribuições da administradora de condomínios estão a gestão de recursos humanos, gestão financeira e gestão administrativa.

Conheça quais são os principais serviços realizados pela administradora de condomínios dentro de cada atribuição:

 

Gestão de Recursos Humanos

 Um condomínio requer uma administração específica e complexa, semelhante à de uma empresa.

A gestão de Recursos Humanos vai além de apenas efetuar o pagamento da folha dos funcionários ao final de cada mês.

É preciso verificar uma série de procedimentos, de direitos dos funcionários e garantir que tudo esteja funcionando em conformidade com a lei.

Para isso, são atribuições da administradora de condomínios principalmente: 

  1. Processo seletivo de funcionários;
  2. Admissão e registro de funcionários;
  3. Treinamento de funcionários e fornecimento de EPIs, quando necessário;
  4. Controle das rotinas trabalhistas, nos termos da legislação em vigor;
  5. Transmissão de informações diárias à plataforma e-Social;
  6. Elaboração de quadro de horários atualizado;
  7. Controle do pagamento de salário-família, adicionais e outros benefícios;
  8. Elaboração de escala de revezamento e férias;
  9. Confecção e entrega de crachás;
  10. Controle do ponto dos funcionários;
  11. Negociação e elaboração de termos de rescisão;
  12. Preenchimento e controle de documentações para pedido de concessão de aposentadoria;
  13. Controle e verificação de atestados de afastamento para pedido de concessão de auxílio-doença, dentre outros.

 

Gestão Financeira

 Para atribuições da administradora de condomínios na gestão financeira, ela precisa de profissionais da área contábil.

Esses profissionais podem integrar o quadro da empresa ou serem terceirizados.

A administradora sempre deve manter os livros e documentos contábeis e fiscais do condomínio em dia. Bem como que enviar relatórios periódicos ao síndico sobre a saúde financeira do condomínio.

Dentre as principais atribuições da administradora de condomínios na gestão financeira, estão: 

  1. Elaboração e acompanhamento de questões orçamentárias;
  2. Emissão de boletos bancários para pagamento de taxas do condomínio;
  3. Criação de quadro de rateios;
  4. Cobranças extrajudiciais de inadimplentes – via, cartas, e-mails e telefone;
  5. Controle de vencimento de contas a pagar e realização dos pagamentos;
  6. Gestão de retenção de tributos sobre pagamentos e recolhimento;
  7. Prestação de contas – pasta, portal e App.

 

Importante destacar que uma boa administradora de condomínios deve ter soluções tecnológicas que facilitam o acompanhamento das contas do condomínio.

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Gestão Administrativa 

O grande número de processos e atividades para a gestão administrativa de um condomínio faz com que, cada vez mais, se faça necessária a contratação de uma administradora.

A transmissão dessa gestão do síndico para a administradora, permite que ele gaste menos tempo com questões burocráticas.

Dessa forma, passa a ter mais tempo para lidar com outros problemas, bem como para implementar melhorias em prol da coletividade de moradores.

Veja quais são as mais importantes atribuições da administradora de condomínios para a gestão administrativa: 

  1. Atendimento aos moradores, com fornecimento e esclarecimento de dúvidas sobre eventuais problemas administrativos;
  2. Supervisão e controle sobre os mandatos dos síndicos e do conselho consultivo;
  3. Monitoramento junto ao síndico sobre espaços e áreas comuns do edifício, gerindo qualquer planejamento de mudanças;
  4. Administração do CNPJ, CCM e Certificado Digital do condomínio, garantindo atualização e regularização de eventuais questões jurídicas;
  5. Transcrição das atas do livro administrativo para documentos reconhecidos em cartório.

 

 

Conclusão

Neste artigo, você pôde entender melhor qual o papel e as atribuições da administradora de condomínios.

Pôde perceber também que os serviços de empresas especializadas em gestão condominial, têm se tornado cada vez mais relevantes e essenciais.

Principalmente devido à complexidade de se gerir um condomínio, em seus vários aspectos.

Uma boa administradora condominial com profissionais qualificados, que podem facilitar muito o dia a dia do síndico.

 

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