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Para que um condomínio tenha pleno funcionamento, um dos fatores-chave de uma gestão assertiva é promover o treinamento dos funcionários. Afinal, é preciso que zeladores, porteiros e demais colaboradores tenham conhecimento sobre as suas funções, bem como, regras e normas que precisam ser seguidas e respeitadas.

Do contrário, se houver falta de qualificação e atualizações constantes, o que ocorre são falhas e erros que geram insatisfações dos moradores. Além disso, comprometem aspectos essenciais para o bom andamento dos condomínios, como a segurança, limpeza e a salubridade.

Outro fator é que com a pandemia de Covid-19 e a flexibilização da restrição social em SP, o treinamento de funcionários se tornou ainda mais imprescindível. É preciso garantir a manutenção de ações que eliminem os riscos de contágio.

Contudo, alguns cursos e capacitações são facultativos e outros obrigatórios. Portanto, é fundamental que síndicos e administradores estejam atualizados sobre o assunto e, mais do que isso, atuem baseados no conceito de educação continuada.

Qual é a importância do treinamento de funcionários e colaboradores?

São vários os aspectos que permeiam a importância do treinamento da equipe do condomínio. Primeiramente, pelas constantes reclamações aos profissionais que atuam no dia a dia do empreendimento.

Consequentemente, isso se reflete no modo como os moradores enxergam a gestão do síndico, o qual, por obrigação, deve garantir que cada funcionário conheça suas responsabilidades e de que forma se espera que as mesmas sejam executadas.

Outro fator é a qualidade dos serviços prestados. Ela é primordial para evitar vulnerabilidades e riscos.

Por exemplo, um porteiro ao ser capacitado, pode atuar preventivamente na segurança do condomínio ou se relacionar melhor com condôminos.

Já o zelador, deve ter os conhecimentos necessários ao trabalho de fiscalização da infraestrutura. Como exemplo, a manutenção preventiva.

Condomínios com um time de funcionários motivados e capacitados, em constante evolução profissional, certamente podem alcançar a excelência. Tanto relacionada ao bom trabalho executado, quanto à experiência proporcionada aos condôminos.

Quem são os profissionais a serem treinados?

Como citamos, alguns cursos são obrigatórios para que se desempenhe determinadas atividades. Outros são facultativos ou tem caráter de aperfeiçoamento.

Os obrigatórios são os cursos ligados à aplicação de Normas Regulamentadoras, voltadas à segurança do trabalho, que visam garantir a proteção individual e coletiva de todos os envolvidos. Já as capacitações por escolha são aquelas que aprimoram o trabalhador para elevar sua performance.

Investir na qualificação do time contribui diretamente para a execução de atividades com maior produtividade e eficiência. Todavia, algumas funções demandam constantes atualizações e capacitações.

As principais são: porteiros, zeladores, colaboradores de limpeza e manutenção, pois estão sempre presentes no dia a dia dos empreendimentos e devem estar preparados para diversas situações e funções específicas.

Em quais treinamentos investir?

A administração de condomínios também é composta por processos que devem zelar pelo bom funcionamento e manutenção do patrimônio.

Desse modo, o treinamento de funcionários e colaboradores deve reforçar as responsabilidades e rotinas imprescindíveis para a segurança, higiene, conservação e manutenção.

Veja agora alguns cursos que podem ser promovidos a equipe:

  • manutenção predial;
  • elétrica predial;
  • limpeza de condomínios;
  • segurança predial;
  • manutenção e conservação de jardins;
  • manutenção de piscinas;
  • uso racional do trabalho.

Além desses, há os cursos voltados ao atendimento, ética, aparência pessoal e procedimentos de emergência, os quais podem ser feitos por todos os funcionários do condomínio.

Onde encontrar os cursos e capacitações para profissionais de condomínio?

Se você está se perguntando onde encontrar esses treinamentos, há algumas instituições que as oferecem.

Entre elas, o Sindicato da Habitação (Secovi-SP), a Associação das Administradoras de Bens Imóveis e Condomínios de São Paulo (AABIC) e o SENAC. Vale frisar que a disponibilidade dos cursos depende do cronograma de cada entidade.

Além disso, tão importante quanto disponibilizar o conhecimento técnico e operacional aos funcionários e colaboradores através de treinamentos, é monitorar o desempenho dos profissionais ao longo do tempo.

Isso permite verificar se as capacitações estão sendo eficientes, quais condutas devem ser corrigidas e se há providências para promover motivação e produtividade. Assim, é possível tornar o condomínio cada vez melhor para os moradores.

Pode-se ver que oferecer treinamento para os funcionários do condomínio é indispensável para garantir um melhor desempenho nos processos, a satisfação dos condôminos e a boa reputação dos síndicos e administradores.

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