Os profissionais que atuam no seu condomínio são bem treinados?

Facebook
Twitter
LinkedIn

Sabemos o quanto pode ser complicado gerir uma equipe e lidar com pessoas.

Os funcionários de um condomínio estão diariamente resolvendo problemas e tornando a vida do condômino mais fácil, certo?

Sim, desde que eles sejam treinados para isso, pois muitas vezes pode haver confusão de funções, problemas de insubordinação, intercorrências com condôminos, etc.

Para que situações como essas sejam evitadas, é necessário alinhamento entre todas as partes, por isso a capacitação é imprescindível.

Por que é importante treinar os colaboradores do condomínio?

Condomínio é tudo igual? Com certeza não. Podemos pensar que cada condomínio concentra uma pequena cultura cultivada pelas famílias que ali moram.

Isso por si só já aponta a necessidade de um treinamento ou integração inicial dos novos funcionários, afinal, eles precisam entender como aquele local funciona, como é o trato com os moradores, quais são os limites que devem ser respeitados.

Ações assim previnem insatisfação dos condôminos e uma chuva de reclamações para o síndico, situação que pode afetar a sua gestão.

Outro ponto importante é sobre a responsabilidade de cada funcionário, é necessário haver treinamento ou ao menos um acompanhamento mais próximo nas primeiras semanas após a contratação.

No geral também é importante estimular o zelo e atenção ao que está se fazendo, e o clima de cooperação, de forma que os funcionários sintam-se capacitados, apoiados e motivados.

Todos ganham quando os funcionários são treinados!

Todos os profissionais precisam de treinamento?

Alguns treinamentos e cursos são obrigatórios para determinados profissionais, todos devem estar em dia com as normas regulamentadoras que envolvem a segurança do trabalho.

Como, por exemplo: se você tem um profissional que cuida da elétrica do condomínio, além de ele ter que estar certificado para desempenhar essa função ele também deve estar treinado na NR-10, específica para quem trabalha nessa área.

Certificações como essa, devem ser renovadas com periodicidade, por isso é importante ter um calendário de treinamentos no condomínio.

Mesmo em casos em que os treinamentos não são obrigatórios, é interessante fazê-los com porteiros, zeladores, colaboradores de limpeza e conservação, etc.

Além de trazer mais produtividade e eficiência, você também atualiza e previne os funcionários de situações desagradáveis.

Treinar o porteiro e síndico, por exemplo, sobre uma nova tecnologia a ser implantada no condomínio faz toda diferença na rapidez com que a tecnologia será aderida por todos.

Treinamentos de segurança, também são importantes, para que os profissionais saibam agir diante de uma situação de perigo dentro ou nos arredores do condomínio.

Em quais treinamentos investir?

Existem muitos treinamentos que podem ser úteis para melhorar e garantir a harmonia de serviços de convivência dentro do condomínio.

Podemos começar pelo básico, aquilo que faz um condomínio funcionar, que são os cursos e treinamentos de:

  • Manutenção predial, elétrica, limpeza, conservação de jardins e piscinas.

Há também tratamentos que melhoram o comportamento e convivência:

  • Relacionamentos interpessoais, vestimenta, ética e atendimento.

E por último os cursos e treinamentos que fazem o condomínio estar um passo à frente:

  • Treinamentos de segurança: que ajudam os funcionários a prevenir assaltos, danos ou invasões e a agirem corretamente caso uma situação dessa aconteça.
  • Treinamento tecnológico: para conhecer ferramentas de gestão usadas no condomínio, melhorando a eficiência do trabalho.

Encontre esses cursos e treinamentos e capacite seus profissionais

Se você está se perguntando onde encontrar esses treinamentos, há algumas instituições que as oferecem:

  • Sindicato da Habitação (Secovi-SP);
  • Associação das Administradoras de Bens Imóveis e Condomínios de São Paulo (AABIC);
  • SENAC, etc.

Além de capacitar os colaboradores do seu condomínio, também é importante acompanhar os efeitos de tal capacitação. Verificar se o desempenho realmente melhorou e se os resultados do condomínio estão mais animadores é de suma importância.

Tenha uma equipe pronta e evite problemas! Gostou do nosso artigo de hoje?

Na Verti você fica por dentro de vários assuntos sobre administração condominial.