Acesso Cliente Verti

:(

Versões antigas e desatualizadas de navegadores têm problemas de segurança e não acompanham os novos padrões da web. Ao acessar com seu navegador desatualizado, alguns recursos do site não terão funcionalidade.

Por favor, atualize seu navegador.

Você que mora em apartamento, já imaginou poder aproveitar aquele espacinho na varanda para montar uma hortinha? E que tal naquele cantinho da sala onde entra luz natural? Seja qual for o lugar, criar uma horta no seu apartamento é mais fácil do que se imagina, deixa o ambiente com uma decoração moderna e ainda envolve ações sustentáveis, como o reaproveitamento de materiais recicláveis. Continue acompanhando no texto de hoje como aproveitar os espaços de seu lar para ter sua horta e quais as plantas que você pode cultivar.

O que preciso fazer antes de montar minha horta?

Antes de começar a montar e cultivar sua hortinha, é preciso pensar na escolha do lugar. Plantas precisam receber luz natural por pelo menos 5 horas ao longo do dia. Por isso, nada de deixá-las escondidas ou em locais escuros. Organize um lugar onde as plantinhas possam ficar direcionadas para o sol e ventilação.

Escolhi o local. Como montar?

Uma boa ideia para quem mora em apartamento é montar um horta vertical. Para isso, você pode utilizar painéis, palets, treliças ou até mesmo reaproveitar pedaços de madeira e fixá-las na parede ou canos de PVC suspensos. Muitos desses materiais são encontrados em lojas especializadas em produtos para jardinagem, mas dá para montar algo bem bacana gastando pouco. Além disso, você também vai precisar de ferramentas para auxiliar na montagem como trena, furadeira, braçadeiras, arames, parafusos, vasos, etc.

Tudo pronto! Vamos começar a plantar?

Para plantar, você deve utilizar vasos médios, de aproximadamente 30cm x 20cm x 30cm. Mas, se você quer fazer uma hortinha totalmente sustentável, pode reutilizar materiais como potes de plástico, de vidro, latinhas, garrafas PET ou canos de PVC. Independente do vaso ou material que você vai utilizar, é importante que todos tenham pequenos furos no fundo para drenar a água. 

Utilize terra preparada ou substrato e certifique-se que há um espaço de no mínimo 15 cm de profundidade e um espaço de pelo menos 20 cm entre cada tipo de planta que será cultivada.

O que posso plantar?

Existem plantas que se adaptam facilmente a pequenos espaços. Ervas, temperos aromáticos e algumas hortaliças são ideais para cultivo em apartamentos. Veja alguns exemplos:

Ervas e temperos

  • Cebolinha;
  • Coentro;
  • Salsinha;
  • Orégano;
  • Tomilho;
  • Hortelã;
  • Sálvia.

Hortaliças

  • Alface;
  • Rúcula;
  • Pimentão;
  • Tomate cereja;
  • Agrião;
  • Rabanete;
  • Morango.

Não basta apenas plantar, é preciso cuidar!

Para que sua hortinha fique sempre bonita e lhe ofereça bons alimentos, é preciso ficar atento aos cuidados. Para regá-las, escolha sempre horários em que o sol não está forte, de preferência de manhã ou no fim da tarde. Assim, as plantinhas não ficarão queimadas. Mas nada de encharcar os vasinhos! Se a terra estiver úmida, pode apodrecer a raiz.

A adubação da terra também é importante para que suas plantinhas cresçam fortes e saudáveis. Você pode utilizar compostos orgânicos encontrados em lojas especializadas ou itens caseiros, como cascas de frutas e legumes ou borra de café.

Tente manter afastado os insetos e plantas invasoras e retire sempre ramos e folhas secas ou amareladas.

Montar uma hortinha em seu apartamento traz diversos benefícios. Você terá ervas e temperos fresquinhos e livre de agrotóxicos sempre à mão, apreciará uma decoração natural, perfumada e muito moderna e ainda poderá utilizar a atividade de cuidar como algo terapêutico. Então, se você está pensando em cultivar sua própria horta, a hora é essa!

Leave a Reply