Que tal uma horta no seu apartamento? – Como montar e quais plantas cultivar

Você que mora em apartamento, já imaginou poder aproveitar aquele espacinho na varanda para montar uma hortinha? E que tal naquele cantinho da sala onde entra luz natural? Seja qual for o lugar, criar uma horta no seu apartamento é mais fácil do que se imagina, deixa o ambiente com uma decoração moderna e ainda envolve ações sustentáveis, como o reaproveitamento de materiais recicláveis. Continue acompanhando no texto de hoje como aproveitar os espaços de seu lar para ter sua horta e quais as plantas que você pode cultivar.

O que preciso fazer antes de montar minha horta?

Antes de começar a montar e cultivar sua hortinha, é preciso pensar na escolha do lugar. Plantas precisam receber luz natural por pelo menos 5 horas ao longo do dia. Por isso, nada de deixá-las escondidas ou em locais escuros. Organize um lugar onde as plantinhas possam ficar direcionadas para o sol e ventilação.

Escolhi o local. Como montar?

Uma boa ideia para quem mora em apartamento é montar um horta vertical. Para isso, você pode utilizar painéis, palets, treliças ou até mesmo reaproveitar pedaços de madeira e fixá-las na parede ou canos de PVC suspensos. Muitos desses materiais são encontrados em lojas especializadas em produtos para jardinagem, mas dá para montar algo bem bacana gastando pouco. Além disso, você também vai precisar de ferramentas para auxiliar na montagem como trena, furadeira, braçadeiras, arames, parafusos, vasos, etc.

Tudo pronto! Vamos começar a plantar?

Para plantar, você deve utilizar vasos médios, de aproximadamente 30cm x 20cm x 30cm. Mas, se você quer fazer uma hortinha totalmente sustentável, pode reutilizar materiais como potes de plástico, de vidro, latinhas, garrafas PET ou canos de PVC. Independente do vaso ou material que você vai utilizar, é importante que todos tenham pequenos furos no fundo para drenar a água. 

Utilize terra preparada ou substrato e certifique-se que há um espaço de no mínimo 15 cm de profundidade e um espaço de pelo menos 20 cm entre cada tipo de planta que será cultivada.

O que posso plantar?

Existem plantas que se adaptam facilmente a pequenos espaços. Ervas, temperos aromáticos e algumas hortaliças são ideais para cultivo em apartamentos. Veja alguns exemplos:

Ervas e temperos

  • Cebolinha;
  • Coentro;
  • Salsinha;
  • Orégano;
  • Tomilho;
  • Hortelã;
  • Sálvia.

Hortaliças

  • Alface;
  • Rúcula;
  • Pimentão;
  • Tomate cereja;
  • Agrião;
  • Rabanete;
  • Morango.

Não basta apenas plantar, é preciso cuidar!

Para que sua hortinha fique sempre bonita e lhe ofereça bons alimentos, é preciso ficar atento aos cuidados. Para regá-las, escolha sempre horários em que o sol não está forte, de preferência de manhã ou no fim da tarde. Assim, as plantinhas não ficarão queimadas. Mas nada de encharcar os vasinhos! Se a terra estiver úmida, pode apodrecer a raiz.

A adubação da terra também é importante para que suas plantinhas cresçam fortes e saudáveis. Você pode utilizar compostos orgânicos encontrados em lojas especializadas ou itens caseiros, como cascas de frutas e legumes ou borra de café.

Tente manter afastado os insetos e plantas invasoras e retire sempre ramos e folhas secas ou amareladas.

Montar uma hortinha em seu apartamento traz diversos benefícios. Você terá ervas e temperos fresquinhos e livre de agrotóxicos sempre à mão, apreciará uma decoração natural, perfumada e muito moderna e ainda poderá utilizar a atividade de cuidar como algo terapêutico. Então, se você está pensando em cultivar sua própria horta, a hora é essa!

Dicas de boa vizinhança – Guia básico para uma convivência tranquila

Você já ouviu aquele velho ditado que diz “Seu vizinho é seu parente mais próximo”? Se não, deve concordar que ele é bem verdadeiro, pois em algum momento você com certeza precisou da ajuda de um vizinho. Seja para pedir aquela xícara de açúcar que acabou, para auxiliar em algo em sua casa ou até mesmo para convidá-lo para tomar um café, a relação com nossos vizinhos é algo que acontece naturalmente. 

Entretanto, para que tudo siga sempre em harmonia, algumas dicas são fundamentais para que todos convivam bem. Continue a leitura de nosso post e saiba a importância de manter a boa convivência com os vizinhos.

Regras de convivência

A convivência com nossos vizinhos pode ser, em alguns momentos, muito tranquila e ao mesmo tempo ter episódios de conflitos. Por isso, para quem vive ou pretende viver em um condomínio, deve saber que existem regras de convivência. Nelas são destacadas orientações de comportamento em área comuns, dentro de casa e da utilização da infraestrutura do prédio. Cada condômino tem a obrigação de conhecer todas elas, principalmente porque a maioria é passível de multa, quando descumpridas. É importante solicitar ao síndico ou informar-se nas reuniões.

Existem outros pontos que estão diretamente ligados a boa convivência entre vizinhos:

Barulho

O bom senso deve sempre estar em primeiro plano quando convivemos em um condomínio, seja ele horizontal ou vertical. A questão do barulho é sempre um assunto delicado, mas pode ser facilmente resolvido seguindo corretamente as regras estabelecidas. Fique atento aos locais e horários apropriados para ouvir música em um volume um pouco mais elevado e tome cuidado com outros ruídos como cadeiras arrastando no chão, portas batendo ou até mesmo conversas em tom mais alto.

No caso da realização das obras, verifique com o síndico quais os limites de horários definidos para a realização e informe aos demais moradores sobre a sua duração.

Animais 

Os pets fazem parte da maioria dos lares brasileiros e são considerados membros da família. Há quem goste de cães, gatos, passarinhos, roedores e até mesmo répteis. Mas, é preciso ficar por dentro das regras de circulação de animais nas áreas comuns e atentar-se para a limpeza e barulho.

Lixo

Cuidar do lixo gerado é extremamente importante. Cada condomínio possui suas regras e rotinas de coletas, portanto, é fundamental segui-las corretamente para evitar problemas. Faça o descarte correto e jogue seu lixo somente nos lugares recomendados. A proteção do lixo também é algo importante de se destacar. Utilize sacos resistentes e, se houver objetos cortantes como vidros, envolva-os em jornais para não causar acidentes.

Garagem

É muito desagradável quando você tenta sair ou entrar e o carro do vizinho está bloqueando sua passagem, não é mesmo? Pensando em evitar essas situações, muitos condomínios estabelecem regras relacionadas a quantidade de vagas por morador e para visitantes.

Essas são as principais regras e ajudam muito a manter a boa convivência. Outras atitudes também são fundamentais para que a harmonia prevaleça:

  1. Resolver conflitos de forma pacífica;
  2. Ser simpático;
  3. Comparecer às reuniões e ser participativo;
  4. Ser solidário;
  5. Respeitar as regras.

O convívio em sociedade tem momentos de altos e baixos, mas é possível manter a tranquilidade e a harmonia. Comece a colocar essas dicas de convivência em prática, converse com seus vizinhos, exponha suas ideias nas reuniões e discuta de maneira saudável o que pode ser melhor para todos. Fazendo isso, você conseguirá manter a boa vizinhança e todos se beneficiarão de uma relação amistosa.