Falta de controle pode gerar prejuízos financeiros e emocionais ao síndico.

Facebook
Twitter
LinkedIn

Todos sabemos que, para alcançar um certo nível de sucesso e tranquilidade como síndico, a experiência, o conhecimento, a paciência e investimento fazem parte do processo.

Entre estas falhas que podem afetar negativamente a saúde do condomínio, quanto a dele estão:

  • comunicação ineficiente;
  • ausência de planejamento;
  • economias desnecessárias;
  • planilhas de monitoramento;
  • esforços equivocados;
  • não aplicar reajustes;

No artigo deste mês, vamos demonstrar quais os prejuízos emocionais e financeiros que o síndico, provavelmente, irá passar caso não tenha o controle da gestão do seu condomínio.

Descontroles financeiros que viram uma avalanche

O síndico, quando no início de seu mandato, deve entender o que está assumindo.

Analisar a situação atual do condomínio é indispensável.

Verificar as despesas ordinárias e extraordinárias, rever os contratos, o percentual de inadimplência e as negociações em aberto.

Conhecer a administradora, ter uma conexão direta com o profissional que irá orientar e auxiliar nesta gestão. Alinhar método de trabalho e estratégias.

Verificar se precisa reapresentar uma previsão orçamentária, assim você demonstrará segurança e organização na saúde financeira do prédio. Aliás, é uma obrigação prevista no Código Civil (art. 1348, § VI)

Com a ausência de controle financeiro é possível ocorrer atrasos no pagamento de despesas essenciais ao condomínio, como manutenção, segurança e limpeza.

Isso pode resultar em ações judiciais contra o síndico por negligência ou má administração.

Lembre-se que você, síndico, responde por ações civis e trabalhistas. A administradora com experiência e certificação, é uma opção segura para uma parceria de orientação e apoio.

Em casos extremos de mal controle financeiro, a possibilidade do síndico enfrentar problemas legais e penais, incluindo acusações de desvio de fundos ou fraudes é bem real.

Essas questões podem ter sérias consequências pessoais e financeiras.

A saúde do síndico não deve “estar em jogo”

Quando falamos em gestão de pessoas, também nos referimos ao controle da inteligência emocional, mas o que é isso?

Daniel Goleman, considerado o criador da inteligência emocional, diz que a IE é a habilidade de identificar, avaliar e controlar as próprias emoções, das outras pessoas e de grupos.

Para tal, é necessário desenvolver um conjunto de habilidades, o que inclui linguagem corporal, observação, reflexão e a comunicação eficaz, tanto com outros quanto consigo mesmo.

Sabendo lidar com as diversas situações financeiras, mesmo em pontos altos e baixos, o síndico com esta habilidade irá evitar situações tal qual:

  • conflitos e tensões;
  • estresse e ansiedade;
  • pressão de expectativas;
  • impacto em sua qualidade de vida.

Para evitar esses prejuízos emocionais e de saúde, é essencial que os síndicos implementem práticas financeiras sólidas

Além disso, buscar apoio de profissionais qualificados, que uma administradora de condomínios qualificada tem, e efetuar uma gestão financeira com especialistas de forma clara, transparente, unindo tecnologia & atendimento, aliviando o fardo financeiro e emocional.

Outro ponto, que já tratamos em nosso blog foi a Comissão do bem-estar. É mais uma possibilidade que irá auxiliar na questão de relacionamento e convivência.

Lembre-se que todo conhecimento que você tem sempre será pouco.

Esteja atualizado pois as variáveis neste ramo são muitas e para cada área sempre haverá alguma modificação/atualização.

Cuidar do dinheiro dos outros não é fácil, sendo assim, capacite-se cada vez mais para fazer uma boa administração e levar uma vida saudável e equilibrada.

É fundamental que os síndicos reconheçam a importância desse aspecto de gerenciamento condominial e o tratem com a seriedade que merece.

Conte sua experiência. Compartilhe sua ideia. O que você achou?

A Verti Adm. de Condomínios, tem na sua história, certificações de boas práticas e reconhecimento em ser uma das melhores empresas parceiras na administração junto ao síndico. O verdadeiro braço direito em que se tem confiança, eficiência e experiência

Venha nos conhecer!

https://admverti.com.br/

Exclusivo para Clientes

Já possui cadastro?