Comemore o dia de quem cuida do seu condomínio como se fosse da própria casa.

Facebook
Twitter
LinkedIn

Hoje é Dia do Porteiro (09 de junho).

Você sabia que o porteiro é um dos profissionais mais essenciais para o bem-estar do seu condomínio? Que além de sempre abrir as portas para você, ele também é fundamental para cuidar da segurança e agrega outras funções muito importantes?

No artigo de hoje vamos homenagear este colaborador, relembrando suas funções e vantagens em tê-lo em nosso condomínio.

Quando ele se torna um funcionário ético, resiliente e responsável, seu cargo se estende por muitos anos tornando-o um “membro familiar” de todos os condôminos.

O porteiro e suas responsabilidades

A maior parcela da responsabilidade do porteiro está na segurança.

Estas atividades estão envolvidas com:

  • Identificar funcionários terceirizados;
  • Abrir ou fechar os portões da garagem;
  • Controle de entrada e saída de moradores;
  • Estar atento ao fluxo de pessoas nos locais comuns;
  • Avisar o zelador ou síndico de alguma atividade suspeita.

O porteiro é a “porta de entrada”. Ele deve acolher bem os visitantes, prestadores de serviços e colaboradores. Além disso, ele recebe e assina encomendas e cartas registradas.

Sim, às vezes, ele é incompreendido pela falta de conhecimento de normas e procedimentos dos outros. Ele ouve xingamentos e gritos por parte dos moradores, entretanto, se está dentro de suas atribuições, não há argumento que o penalize.

É ele que está na porta da frente, exposto aos perigos que podem vir da rua como curiosos, vândalos e, principalmente, bandidos, pois são os mais visados no caso de alguma ação criminosa.

As vantagens de ter um bom porteiro

O bom porteiro é sempre cortês. Não importa de que modo estamos nos sentindo, aquele “bom dia”, “boa tarde” ou “boa noite”, de certa forma nos faz sentir melhor.

Ao interfone, sua cordialidade é demonstrada pelo tom de voz e a eficiência na comunicação.

Ele está sempre atento ao que acontece no geral. São os olhos do condomínio, o braço direito do zelador. Qualquer tipo de intercorrência faz com que ele tome a providência necessária para o bem-estar da coletividade.

Diante, também, de tantas atividades, o bom porteiro é discreto. Ele sabe o cotidiano dos condôminos e se houve alguma alteração. Sua atitude discreta e de falas moderadas faz com seu profissionalismo seja exaltado entre todos.

Ele é um grande indicador de serviços e, por que não, detentor das avaliações de cada obra? Afinal, moradores acabam desabafando com ele como foi tal experiência com eletricistas, marceneiros, transportadoras etc.

Assim pelo qual sabe informar quais unidades estão para alugar ou vender e, quais garagens encontram-se disponíveis para alugar.

Percebeu o porquê de ele ser homenageado?!

Ele acaba se tornando nosso amigo do dia a dia. Sua crítica ou sugestão acaba chegando ao síndico ou zelador pelo relato do porteiro.

Já não aconteceu do antigo funcionário da limpeza que, por meio de treinamento e capacitação, se tornou um excelente porteiro e colaborador de grande confiança por antes conhecer os residentes e sua rotina?

Eles se tornam defensores de todo um patrimônio e anjos da guarda dos moradores salvaguardando a todos de pessoas com más intenções.

Parabéns a vocês, porteiros e porteiras pela vocação, caráter, paciência e importância num trabalho exigente e de enorme responsabilidade.

A Verti Administradora presta esta homenagem com o reconhecimento devido à altura de sua função.