Acesso Cliente Verti

:(

Versões antigas e desatualizadas de navegadores têm problemas de segurança e não acompanham os novos padrões da web. Ao acessar com seu navegador desatualizado, alguns recursos do site não terão funcionalidade.

Por favor, atualize seu navegador.

Devo definir um horário para meu filho estudar em casa? Estudar na sala ou no quarto? Veja essas e outras respostas em nosso artigo. Confira!

 

A pandemia provocada pelo novo coronavírus nos obrigou a repensar e encontrar rapidamente um novo modo de trabalhar e estudar em casa.

Nossa rotina era acordar, tomar café da manhã, levar o filho para a escola, ir para o trabalho, buscar o filho na escola, ajudá-lo com o dever de casa, preparar o jantar, colocar as crianças para dormir, dormir e fazer tudo novamente no dia seguinte.

Hoje, nosso desafio é conciliar tudo isso no mesmo espaço (nossa casa). Entretanto, sem ter uma divisão clara do que é ambiente de trabalho e ambiente de estudo, por exemplo.

Para quem vive em condomínio e tem filhos, esse momento de pandemia tem sido intenso. Trabalhar em casa e manter a criançada com uma rotina de ensino a distância, não é nada fácil.

Mas não se desespere! Existem maneiras de organizar tudo isso e deixar a rotina do novo normal mais leve.

Reunimos 7 dicas úteis para você por em prática agora mesmo. Elas foram elaboradas a partir da experiência de quem vive e conhece de perto esse dia a dia, os pais.

Quer conhecer as alternativas encontradas por alguns pais para ajudar seu filho a estudar em casa?

Por que estudar em casa se tornou um desafio em São Paulo?

Apesar de o governo estadual de São Paulo informar recentemente a possibilidade de retomar atividades presenciais a partir de setembro, nas regiões onde houver controle do contágio da doença, nem todas as cidades conseguirão fazê-la.

As aulas online continuam sendo o modelo adotado para seguir de forma segura com o ensino educacional, tanto público quanto particular.

Soma-se a isso o fato de a cidade de São Paulo ainda adotar medidas restritivas para algumas atividades, mantendo muitas pessoas trabalhando em casa.

Ou seja, continuamos diante de um cenário que demanda adaptação, organização e paciência. Buscar alternativas que ajudem a driblar as dificuldades é fundamental para que pais e filhos não percam a motivação.

Ainda mais que a até o final do ano as crianças continuarão tendo que estudar em casa, portanto já precisamos começar adaptando nosso vocabulário com as novas palavras: home office, homeschoolling (educação domiciliar), ensino a distância (EaD), ensino online…

7 dicas de como estudar em casa na quarentena:

Antes de tudo, vale destacar que as dicas de como estudar em casa podem ser usadas tanto para quem está no ensino público quanto no ensino particular. Basta ajustar ao horário das aulas e seguir os demais passos.

Preparado? Então, vamos lá!

Dica 1 – Meu filho pode estudar sozinho ou devo estar ao lado dele?

Recomenda-se aos pais ou responsáveis que avaliem junto com os filhos o ambiente virtual ou formato em que serão disponibilizadas as aulas. Veja os materiais e analise se a criança pode estudar sozinha ou se precisa da sua presença ou do irmão mais velho (se houver).

Dica 2 – Estudar na sala ou no quarto?

Escolha bem o local para as aulas: deve ser iluminado, arejado e tranquilo, favorecendo a concentração. Nada de TV ligada, celular com jogo e música, hein? Outra coisa: estabeleça o local de estudar em casa e mantenha ele como único.

Dica 3 – Como organizar os horários da casa?

Mantenha uma rotina para toda a família: hora de comer, dormir e tomar banho, devem ser as mesmas de quando aulas eram presenciais. Isso ajuda na manutenção da nova rotina de estudar em casa e ajuda na organização dos pais.

Dica 4 – Preciso definir um horário de aula?

Defina os horários da criança: ela precisa de rotina, ainda mais para estudar em casa! Que tal uma lousa colorida com a programação de horários? Envolva a criançada nessa tarefa e estimule o cuidado com os horários e responsabilidades!

Dica 5 – A criança deve fazer intervalos?

Faça pausas: manter a atenção no ensino a distância não é fácil. Se o seu filho começar a ficar inquieto, deixe ele se levantar, beber uma água e ir ao banheiro. Crie a hora do recreio, dê uns 10 minutos de descanso. Aproveite e faça sua pausa no trabalho home office!

Dica 6 – E se meu filho ficar disperso?

Escute a criança: escutar e conversar é essencial nesse momento. Eles estão longe dos amigos, confinados em casa, muitas vezes somente com adultos. Já pensou que chato? Então, escute, converse, oriente.

Dica 7 – Qual a dica mais importante para os pais?

Para os pais, a dica mais valiosa para esse momento é: tenha paciência. É importante respeitar o tempo do seu filho e entender que a relação escola-aluno-família mudou. Não pressione nem descarregue nele seu estresse.

Resumindo

O ensino a distância foi uma das mudanças que a pandemia do coronavírus trouxe para todos. Fazendo com que tivéssemos que nos adaptar e aprender a estudar em casa.

E sim! Estamos todos em fase de adaptação. Afinal, as crianças sem ir para escola e tendo que ficar em casa, diante de um computador ou TV, longe do convívio social escolar, é um enorme desafio!
Tenha em mente algo importante: estudar em casa é a melhor alternativa que temos agora.

Alguns dias são mais difíceis mesmo, é normal. Mas, lembre-se que todos (pais e escolas) estão fazendo o seu melhor. É tudo novo para todo mundo!

Esse momento vai passar! E sairemos dele mais fortes, compreensivos e colaborativos!

A Verti tem colaborado para que os clientes, síndicos e parceiros possam enfrentar esse momento e manter uma boa convivência em condomínio.

Se quiser saber mais sobre como a Verti pode te ajudar no dia a dia, vem conhecer nosso site.
Gostou do artigo? Compartilhe em suas redes sociais! Conte-nos como está sendo o ensino a distância na sua casa! Estamos curiosos para saber!

Leave a Reply